
Belle Époque
La
venha nos conhecer - (41) 9. 9744-3195
Salão de Manicure / Pédicure e Depilação
Exigências da ANVISA procuram evitar riscos de contágio.
Por mais que pareçam inofensivos, alguns procedimentos até a algum tempo comum nos salões podem ser bastante prejudiciais à saúde e até acarretar em problemas graves ou fatais. É o caso, por exemplo, da falta de esterilização ou do procedimento mal feito em alicates de unha, que podem transmitir doenças como dermatoses, micoses, hepatite e AIDS.
Foi justamente para proteger a saúde dos clientes que a ANVISA proibiu o uso da estufa, determinando a autoclave em seu lugar, considerada muito mais eficiente. Para se assegurar do cumprimento das determinações o órgão realiza fiscalizações constantes e as empresas flagradas descumprindo a lei são consideradas infratoras, estando sujeitas a multas.
Local deve ser independente da residência.
Ainda de acordo com as regras da ANVISA, qualquer salão de beleza, cabeleireiro ou estabelecimento afim deve ter local próprio para a lavagem de material; manter cadeiras e colchões de macas revestidos por material impermeável em bom estado de conservação; ser independente da residência; utilizar toalhas limpas, sempre lavadas após cada uso; estar limpo e organizado, com ventilação apropriada e circulação de ar; possuir licença sanitária e manter a rotina de limpeza de escovas de cabelo, pentes, bobies e qualquer outro acessório após o uso de cada cliente.
Conheça outras determinações.
Manicure, Pedicure e Pedologia.
Apenas profissionais capacitados devem exercer a função, mantendo a rotina de esterilização dos materiais em autoclave. Os materiais estéreis devem ser devidamente embalados individualmente e armazenados em local exclusivo e próprio, com controle da data de esterilização.
Os procedimentos de pedologia devem ser realizados em local exclusivo e o profissional deve utilizar material de proteção individual como jaleco e luvas. Antes de iniciar o tratamento o pedólogo deve fazer a higienização e assepsia da pele do paciente. É terminantemente proibido ao podólogo indicar ou prescrever qualquer tipo de medicamento para uso tópico ou sistêmico.
Depilação.
O procedimento não deve ser realizado quando a pele apresentar qualquer tipo de lesão, as ceras devem ser de uso individual e descartável e as espátulas feitas de material liso, impermeável e lavável ou então serem descartáveis. Qualquer reutilização de produto pode ser enquadrada como crime sem possibilidade de fiança.
É sempre bom lembrar que as denúncias podem ser feitas por qualquer cliente à Vigilância Sanitária e são verificadas de forma imediata pelo órgão.